top of page
Foto do escritorNimiavaz

48 anos do passamento de J.R.R. Tolkien.


Faleceu em 3 de setembro de 1973, na Inglaterra, John Ronald Reuel Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” e outras obras que servem de base para o LOTRO. Além de escritor, Tolkien foi professor universitário e filólogo (estudioso de línguas).


Aproveitando essa data marcante para seus fãs e de suas obras, a Filhos de Húrin inaugura nesta mesma data, 48 anos depois, o blog de notícias e informações da kinship.

Nosso líder XDastan, postou em seu canal uma bela lembrança dessa data (clique aqui).


De forma complementar, adiciono uma curiosidade: o seu túmulo encontra-se no Cemitério de Wolvercote, em Oxford, Inglaterra, onde passou a maior parte de sua vida adulta. Ao seu lado, jaz os restos de sua esposa falecida 2 anos antes. Na lápide constam as inscrições: Edith Mary Tolkien, Lúthien, 1889-1971 - John Ronald Reuel Tolkien, Beren, 1892-1973.

“O conto de Beren e Lúthien foi, ou tornou-se, elemento fundamental na evolução de O Silmarillion, os mitos e lendas da Primeira Era do Mundo concebidos por J. R. R. Tolkien. Um ano após retornar da França e da Batalha do Somme, no final de 1916, ele escreveu o conto. Essencial à história, e jamais modificado, é o destino que se impõe sobre o amor dos protagonistas: Beren é um homem mortal, enquanto Lúthien é uma elfa imortal. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se ao relacionamento e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É esse o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien de, juntos, roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Melkor, chamado Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo. (...)”


Descrição do livro Beren e Lúthien, pela sua editora, Harper Collins.


Muito da vida de Tolkien e de sua esposa estão descritos em uma roupagem de fantasia e aventura nas terras de Bereliand. Todos os percalços ocorridos na vida real, para o enlace do amor de ambos, foram retratados no conto. Nele é descrito que “Lúthien Tinuviel foi a mais bonita criatura da Terra Média.”


Excelente indicação para leitura àqueles que já tiveram o privilégio de ler “O Silmarillion” e “Os Contos Incabados”.

Nimiavaz, Officer da Filhos de Húrin

Editor do Blog

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page